quinta-feira, 27 de outubro de 2011

FATOS E MITOS NA VIDA DE QUEM QUER EMAGRECER DE FORMA SAUDÁVEL

Em matéria de dieta, todo mundo sabe algum truque infalível, e os milagres brotam a toda hora, prometendo resultados espetaculares e fáceis em curtíssimo espaço de tempo. Cuidado, porque tudo isso pode colocar sua saúde em risco. Descubra, aqui, o que é fato e o que não passa de mito quando o assunto é dieta saudável:

Tomar água durante as refeições engorda?

Fato. Os alimentos na boca junto com líquidos (água, refrigerantes ou sucos) não permitem uma boa mastigação. Tudo fica muito diluído, você engole mais facilmente e come muito mais. O ideal é tomar líquido antes das refeições ou ao término, se necessário.

Biscoito de água e sal não engorda?

Mito. Na verdade, apenas o sabor parece ser mais leve. Mas ele tem tantas calorias quanto um biscoito de maisena. Portanto, você pode comer, sim, os de água e sal, mas com moderação.

Misturar carboidratos e proteínas engorda?

Mito. Juntar esses dois nutrientes presentes, por exemplo, no arroz (carboidrato) e no feijão (proteína vegetal) em quantidades adequadas contribui para uma alimentação saudável e para quem quer emagrecer também. Entretanto, o recomendável é manter as proporções ideais de cada um deles, conforme mostra a pirâmide alimentar, de modo a compor uma dieta saudável e equilibrada. E, claro, comer o restante dos alimentos para atingir a quantidade adequada de calorias.

A sobremesa sempre atrapalha a digestão?

Mito. Depende da sobremesa, bem como de tudo que você ingeriu antes. Seu corpo não entende a digestão só da sobremesa, e sim do conjunto dos alimentos da refeição. Claro que uma feijoada ou um churrasco, e depois uma torta com muito creme de leite, podem, juntos, contribuir para uma digestão mais difícil, porque a gordura leva mais tempo para ser metabolizada. Entretanto, com as frutas não acontece isso. Frutas, ácidas, por exemplo, costumam ser ricas em vitamina C, e isso pode inclusive colaborar na absorção do ferro pelo organismo. Outras frutas, como o abacaxi, são ricas em enzimas e podem ajudar no processo digestivo. Portanto, o que atrapalha não é a sobremesa, mas sim o tipo escolhido. Prefira frutas naturais nas quantidades preconizadas pela pirâmide alimentar.

É possível comer sobremesa sempre e não engordar?

Fato. Desde que a escolha seja inteligente. Veja como compor os alimentos da sua refeição de forma que a sobremesa de sua preferência possa ser saboreada de vez em quando. A sobremesa não deve ser cortada do cardápio de ninguém, inclusive de quem quer emagrecer. Algumas pessoas não vivem sem comer um doce ou alimentos com sabor adocicado. Para muita gente a sobremesa é fundamental para complementar a sensação de saciedade. Sem ela, é como se estivesse faltando algo ao final e a pessoa precisasse beliscar logo depois de ter feito uma refeição. Boas sugestões são sempre as frutas, que não precisam ser consumidas da mesma forma. O iogurte natural desnatado e a gelatina são acompanhamentos recomendáveis para as frutas. A maça, a pêra e a banana podem ser assadas com canela, a abobora pode ser cozida no vapor e desfiada. Escolha frutas da sua região. As da época são mais doces e saborosas.
Coma devagar! O cérebro leva 20 minutos para ativar o mecanismo de saciedade.

Tomar chás depois das refeições ajuda a queimar calorias?

Mito. O chá quente após a refeição pode ter um efeito calmante, relaxante, e isso pode auxiliar na digestão. Mas não há comprovação de que chá ajuda a queimar calorias depois da refeição.

Comer depressa e mastigar pouco faz engordar?

Fato. A digestão tem início na boca, com a mastigação. Deve-se mastigar, no mínimo, 30 vezes cada porção de alimento e sem ajuda de líquido para engolir. Quando você come vorazmente, não permite que o cérebro ative o mecanismo da saciedade, que demora em torno de 20 minutos depois que você começou a comer. Portanto, se acabar de comer antes desse tempo, não vai conseguir registrar a mensagem de que seu organismo está satisfeito, mesmo que tenha comido muito. Assim, fazer as refeições de forma muito rápida e sem mastigar direito contribui para que a pessoa engorde, pois o cérebro não tem tempo de entender que o corpo já está satisfeito e está na hora de parar.

Ingerir muitos carboidratos em uma mesma refeição faz qualquer pessoa sair da linha?

Mito. Você pode comer de acordo com as porções da pirâmide: em uma dieta de 2.000 kcal/dia até 6 porções, optando pelos cereais integrais. Claro que quem come dois pratos de macarrão e dois pães em uma mesma refeição é sério candidato a ganhar peso.

Refrigerante e água gasosa engordam por causa do gás?

Mito. O gás não contém calorias. O que contém é o açúcar que está nos refrigerantes comuns e nas cervejas (também têm álcool, que possui calorias vazias e inúteis). Assim, o gás dessas bebidas pode causar desconforto, sensação de estômago inchado e até dificultar a digestão. Mas não engorda.

Posso trocar a água mineral por água tônica no restaurante?

Mito. Se está tentando emagrecer, não vai dar certo. Apesar do nome, água tônica é refrigerante e, a menos que seja diet ou light, com redução calórica, tem calorias como todo refrigerante. Portanto, água tônica não é sinônimo de água.

Comer muito à noite engorda mais?

Fato. E isso acontece por dois motivos. À noite o metabolismo é mais lento e processa mais devagar os alimentos. Além disso, o gasto de energia nesse horário é menor, uma vez que você vai entrar em fase de repouso. Assim, as refeições ao longo do dia, café da manhã e almoço devem ser maiores que o jantar, porque terá o restante do período para consumir o excesso de calorias.

Comer em frente da televisão ou lendo não é bom?

Fato. Se você estiver assistindo a seu programa favorito e se divertindo com isso, não estará prestando atenção ao que está comendo, podendo até ir além da conta e exagerando nas calorias. Se for um programa ou uma leitura tensa, envolvendo violência , isso pode provocar descargas de adrenalina que prejudicarão o processo digestivo.

Refeições líquidas, como sopas e sucos, engordam menos?

Mito. Tudo depende dos ingredientes. Existem sopas muito calóricas que levam creme de leite e carnes gordas e sucos engordativos que levam leite condensado. Nesse caso, é melhor fazer uma refeição leve, que vai dar uma sensação de saciedade por mais tempo, simplesmente porque você mastigou os alimentos.

Substituir o almoço por frutas ajuda na perda de peso?

Mito. Você deve tomar cuidado com isso. Substituir o almoço por uma fatia de melão, por exemplo, é um perigo. Primeiro porque você não recebe o aporte necessário de nutrientes que seu corpo precisa para continuar funcionando direito. Depois, porque em menos de uma hora você vai estar com muita fome e certamente comerá muito mais. Na dieta de 2.000 Kcal são recomendadas 3 porções de frutas por dia.

Quem quer emagrecer precisa cortar os doces por completo?

Mito. Há doces preparados com muito açúcar e ovos, como o quindim, bolos recheados, pudins, musses. Substitua-os por doces de abóbora com queijo, peras em calda, banana com canela. Pessoas que adoram doces e não vivem sem eles podem ficar muito infelizes em uma dieta em o doce é abolido por completo. Portanto, o ideal é fazer escolhas sensatas e não comer além da conta.