quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Creatina

Qual a função da creatina no exercício?

Para entender melhor qual a função da creatina no exercício é importante saber que existe dois tipos de exercício: aeróbico, que necessita de oxigênio para produzir energia (ATP) e o anaeróbico, não necessita do oxigênio para produzir energia. Por exemplo, em uma corrida de 50 metros, o oxigênio não consegue chegar a tempo na célula para ajudá-la a produzir energia (ATP), então o músculo utiliza outra fonte de energia que não necessite de oxigênio, a fosfocreatina (que esta armazenada no músculo) e a creatina livre. Isso acontece também em exercícios de alta intensidade e curta duração.

Qual benefício da suplementação de creatina para o exercício?

A suplementação de creatina poderia aumentar os estoques de creatina muscular (fosfocreatina). Sendo assim, a suplementação aumentaria a força e a velocidade de esportes, oferecendo energia rápida para os músculos.

Quais são os efeitos colaterais da creatina?

A suplementação de creatina poderia provocar efeitos colaterais tais como diarréia; cãibras musculares, que poderiam ser justificadas pela retenção de água no músculo, já que sendo a creatina uma substância osmoticamente ativa, um aumento na sua concentração intracelular poderia induzir influxo de água para dentro da célula; ruptura e distensão muscular; como também aumento do peso por retenção hídrica.

A alimentação fornece a quantidade de creatina que precisamos?

Em uma alimentação equilibrada a ingestão diária de creatina é de 1 a 2 g, que podem ser obtidas nas carnes, peixes e outros produtos de origem animal. Porém, seria muito difícil ingerir mais do que 3 a 4g de Cr/dia a partir desses alimentos. O colesterol, que está presente nas carnes, poderia levar ao aparecimento da aterosclerose, quando ingerido em altas quantidades.

A cafeína influencia no armazenamento da creatina no músculo?

Estudo desenvolvido por Vandenberghe et al. mostrou que o consumo de cafeína, juntamente com Cr (0,5g de Cr/Kg de peso associados a 5mg de cafeína/kg de peso/dia, durante 8 dias), interferiu de maneira negativa no efeito da suplementação de Cr sobre o aumento das concentrações musculares de PCr no músculo e, com isso, não houve melhora da performance.

O carboidrato ajuda no armazenamento da creatina no músculo?

A suplementação de creatina mais carboidratos pode aumentar o transporte
de creatina para o músculo, sendo este efeito mediado pela insulina. Tanto a
suplementação isolada de creatina como sua suplementação de forma combinada ao carboidrato aumentam o estoque de creatina.

Courtesy Extreme video