segunda-feira, 21 de junho de 2010

Sobre o alho


O alho está no quarto lugar entre os vegetais mais vendidos no mercado dos EUA e é uma das mais pesquisadas ervas medicinais, com mais de 1.000 artigos publicados nos últimos 20 anos, sobre seus efeitos terapêuticos.

Os benefícios à saúde atribuídos ao alho incluem redução moderada da pressão arterial, diminuição dos níveis de colesterol no sangue, inibição da agregação das plaquetas e propriedades antibacterianas. A ajoena, um dos produtos da decomposição da alicina, é o composto do alho que mais tem sido proposto como tendo ação como um agente antitrombótico. A ajoena também aumenta, aparentemente, a fibronólise, o processo de decomposição da fibrina, que diminui a velocidade de coagulação do sangue. A propriedade antibacteriana do alho é atribuída à atividade da alicina.

A quantidade de alho cru sugerida é de um dente de alho (4g) por dia.
Em relação aos efeitos colaterais, o consumo de 5 ou mais dentes de alho por dia pode causar gastrite ou flatulência. Outro efeito colateral da ingestão de alho pode incluir reações alérgicas leves, dermatite e sintomas gastrointestinais. O alho reduz o tempo de coagulação e deve ser usado com cautela quando há o uso de aspirina ou outras drogas anticoagulantes. A terapia com alho não deve ser automaticamente recomendada para tratamento da hipercolesterolemia.