terça-feira, 15 de junho de 2010

Enxaqueca e glutamato monossódico



Foi publicado em janeiro de 2010 um artigo na revista "Cephalalgia" onde foi administrada dose de 75mg a 150mg/kg de glutamato monossódico e foram avaliados vários parâmetros clínicos e laboratoriais e os pesquisadores concluíram que o suplemento aumentava enxaqueca e sensibilidade muscular na região do craniofacial.

Trata-se de um aditivo presente, nos alimentos industrializados, principalmente nos temperos, para realçar o sabor do alimento. Entretanto, ao comprar alimentos industrializados, muita atenção aos seus ingredientes.

O nível aumentado de glutamato no SNC pode levar a neurotransmissão excitatória e em algumas doenças degenerativas crônicas, induzir destruição de células.

Os sintomas são diversos, entre eles, uma sensação de aperto e queimação no peito, dores na cabeça, pescoço e ao redor dos olhos, sudorese, ondas de calor, e alterações do humor. Nos indivíduos sensíveis, os sintomas começam 20 minutos após a ingestão do glutamato monossódico.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Frutos do cerrado

A flora do cerrado possui diversas espécies frutíferas com grande potencial de utilização agrícola, que são tradicionalmente utilizadas pela população local. Os frutos, em geral, são consumidos in natura ou na forma de sucos, licores, sorvetes, geléias e doces diversos.

Os frutos do cerrado apresentam sabores sui generis e elevados teores de açúcares, proteínas, sais minerais, ácidos graxos, vitaminas do complexo B e carotenóides. Os frutos araçá, chichá, macaúba e murici são ricos em fibras. Quanto aos minerais, araticum, chichá, macaúba e mangaba apresentaram valores consideráveis de cálcio, ferro e zinco.

Referência: SILVA, Mara Reis; LACERDA, Diracy Betânia Cavalcante Lemos; SANTOS, Grazielle Gebrim and MARTINS, Denise Mendes de Oliveira. Caracterização química de frutos nativos do cerrado. Cienc. Rural [online]. 2008, vol.38, n.6.